"Projecto DESCARTES”

18, dezembro 2013

No dia 17 de Dezembro de 2013 os alunos do 11ºano da Escola Básica e Secundária S. Sebastião de Mértola visitaram o Campo Arqueológico de Mértola (CAM). A visita começou pela escavação na Alcáçova do Castelo de Mértola onde os alunos visitaram as estruturas in situ, seguindo-se depois a visita aos Gabinetes onde foi possível analisar os diferentes tipos de materiais encontrados durante as mesmas. Esta actividade está integrada no "Projecto DESCARTES - Descobrir as Ciências pela arqueologia e as artes", da Universidade de Évora e do Laboratório Hércules.

Para ver mais notícias sobre o projecto e esta actividade, consulte o blog: http://projetodescartes2013.blogspot.pt/p/escola-basica-e-secundaria-s-sebastiao.html



O projeto DESCARTES, é abrangente em termos geográficos, centrando-se  no património arqueológico e visa criar, entre as escolas do Alentejo e a Universidade de Évora, uma rede de troca de conhecimentos, centrada no Laboratório HERCULES, que contribua para o enquadramento das escolas no seu território e para o reforço de uma perspetiva interdisciplinar envolvendo as áreas da Física, Química, Geologia e História. É dirigido a alunos de escolas secundárias de várias regiões do Alentejo e conta com a articulação entre a Universidade e outras estruturas regionais (campos arqueológicos, centros de arqueologia, etc.), que desenvolvem parcerias científicas com o Laboratório HERCULES.

O território selecionado envolve zonas do Alentejo onde os investigadores do Laboratório HERCULES têm vindo a realizar trabalhos de investigação em Arqueologia, em parceria com as entidades regionais, sítios arqueológicos e outros parceiros nacionais e internacionais.

Este projeto encontra-se inserido no programa Escolher Ciência, da Ciência Viva.

Termos relacionados: Notícias