Equipa
Clara Rodrigues é Mestre em Evolução e Biologia Humana. Faz parte do Campo Arqueológico de Mértola desde 1996, onde, têm em parceria com os demais colaboradores desta instituição, integrado o estudo das necrópoles do território de Mértola e das gentes que o ocuparam, integra o Centro de Estudos em Arqueologia Artes e Ciências do Património.
Desenvolve ainda atividades ligadas a preservação, valorização e divulgação do património cultural.
Maria de Fátima Palma frequenta na Universidade de Granada o Programa de Doutoramento em História e Artes, na linha de investigação Al-Andalus e a sociedade feudal, na temática dedicada ao povoamento do território de Mértola entre os séculos VIII e XIII, orientado pelo prof. Bilal Sarr. Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2017-2021). É investigadora integrada na equipa do Campo Arqueológico de Mértola e do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património. Desenvolve o seu trabalho no âmbito da arqueologia medieval, dos estudos das comunidades rurais, das prospeções arqueológicas, da divulgação do património e da educação patrimonial. Presentemente, integra diversos projetos de investigação entre os quais se destaca o “Projeto de investigação Plurianual” do CEAACP, Projeto de Investigação Plurianual em Arqueologia – “Mértola e o seu território: 50 anos de arqueologia, história e património" Mertolater2029; Desde 2021, o Projeto Ibérico, em coordenação com o Professor Bilal Sarr, da Universidade de Granada, “IACAM - Intervenção Arqueológica das Cercas das Alcarias de Mesquita (Mértola, Portugal). Da Hispânia ao al-Andalus: Arabização, islamização e resistência no meio rural". Entre as suas publicações, destaca-se a coordenação da “Carta Arqueológica do Concelho de Mértola”, “Mértola: da escavação arqueológica ao museu” e a edição “O Território e a Gestão dos Recursos entre a Antiguidade Tardia e o Período Islâmico”, entre outros.
Miguel Reimão Costa é arquiteto e doutorado em Arquitetura. Faz parte do Campo Arqueológico de Mértola desde 2009, onde, em trabalho coletivo com os seus colegas e sob a luz do Cláudio, tem procurado integrar o estudo da arquitetura e da paisagem numa abordagem entre disciplinas, tempos e geografias. É investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património e professor na Universidade do Algarve, onde leciona nos cursos de Arquitetura Paisagista e Estudos de Património.
Susana Gómez-Martínez é Doutorada pela Universidad Complutense de Madrid (2004). Investigadora do Campo Arqueológico de Mértola desde 1992, integra o Centro de Estudos em Arqueologia Artes e Ciências do Património desde 2008, mas colabora com outros Centros de Investigação de Portugal e Espanha, entre os quais o CIDEHUS e o Laboratório Hércules. Desde 2019 é professora auxiliar da Universidade de Évora e, desde 2023, diretora do Departamento de História. Foi bolseira de doutoramento (1997-2000) e de pós-doutoramento (2008-2009), e investigadora do Programa Ciência 2008 da FCT na Universidade de Coimbra (2009-2014). Dedica a sua investigação à história e arqueologia medievais, com especial incidência no período islâmico, mas também desenvolve uma intensa atividade ligada à valorização do Património Cultural.